— Missão, Valores e Princípios  —

Passado - Presente - Futuro

Mobilizar pessoas do Brasil e da Itália, por meio de projetos culturais, a fim de resgatar, preservar, valorizar e difundir a história , filosofia , educação , valores e princípios da arte e da cultura dos imigrantes italianos no Brasil e seus descendentes, para que as tradições herdadas desses antepassados perpetuem-se como legado para as novas gerações.

Missão
Missão

Dar continuidade aos projetos políticos , educacionais , culturais, sociais e de cunho comunitários , tais como: Hospital italiano, Memória da família Ítalo Brasileira, Estudos de Genealogia e História da Imigração Italiana, Língua Italiana, arte e cultura italiana , dentre outros. Desenvolver estudos e pesquisas sobre a imigração italiana no Brasil. Captar recursos e patrocínios para o desenvolvimento e a realização de seus projetos culturais.

Defender e conservar o patrimônio histórico e artístico do Brasil e da Itália .

Promover a capacitação dos Associados, Conselheiros, Diretores e Funcionários / Colaboradores .

Promover pesquisas, desenvolver, publicar e distribuir material sobre estudos realizados pela OPIB.

Valores
Valores

Organizar congressos, simpósios, seminários, mesas redondas, acampamentos temáticos , conferências e cursos/workshops , como forma de estimular a discussão e o debate sobre imigração e cultura italiana, mas também outros assuntos que cooperem para o crescimento moral ,intelectual , cívico e físico das crianças , adolescentes e jovens , com os valores e princípios da educação tradicional , conservadora e familiar .

Organizar a Imprensa Brasileira e italiana, visando veicular os órgãos registrados na Associação, bem como organizar Prêmios e Concursos italianos no Brasil.

Promover o voluntariado, Ongs, Onlus, Oscip`s e as relações com as Forças Armadas, Polícia Federal e as Polícias Militares Estaduais brasileiras.

Princípios
Princípios

Promover intercâmbio ( Nacional e Internacional ) , relacionamentos com os Consulados e as Embaixadas da Itália e suas Regiões , fomentar e desenvolver projetos nas áreas de : Agricultura , Meio Ambiente, Arquitetura, Arte, Cidadania, Inovação , Ciência e Tecnologia , Comercio Exterior , Design, Enologia, Esporte, Gastronomia, Genealogia, Industria, Inovação e Tecnologia, de Liderança , Saúde , Segurança Pública/Defesa Nacional, Turismo, Moda e Musica , etc...

Promover palestras, shows e eventos para difundir os ideais da Associação.

Promover a transparência administrativa, responsabilidade corporativa, boas práticas de governança / Gestão Pública e valores civis Patrióticos .