— Marcus Vinicius Vaccari —

Marcus Vaccari e Andrea Ruggeri
Marcus Vaccari e Andrea Ruggeri
Isla Café
Isla Café
PepsiCo São Paulo
PepsiCo São Paulo
Marcus Vaccari
Marcus Vaccari

Entrevista do Jornalista Djávlon do Site Itália, o executivo Marcus Vaccari - SVP de Recursos Humanos que vai falar um pouco sobre a carreira, os Recursos Humanos, sua italianidade e o que faz em seus momentos de lazer.


Marcus Vaccari, inteligente a beça, simpático, cuja história conheci recentemente a dois anos, atuando como SVP de Recursos Humanos da PepsiCo, uma das principais empresas mundiais do setor de bebidas e alimentos. Com diversas promoções dentro da função, aos 38 anos já era o VP de RH da empresa no Brasil.

Marcus aproveitou as oportunidades oferecidas, se tornando um dos principais executivos de uma empresa global, construindo uma carreira sólida com grandes desafios.

Como foi o seu ingresso na PepsiCo e quais foram os maiores desafios da sua carreira?

Ingressei na PepsiCo em 1991, com 30 anos de idade e muita vontade de crescer junto com a empresa. De lá para cá, foi exatamente isto que aconteceu. Neste processo de crescimento continuo, meu maior desafio foi o de sempre garantir os melhores e mais engajados funcionários trabalhando na empresa, com foco em ambiente de trabalho saudável e oportunidades de desenvolvimento, sem nunca descuidar do meu próprio desenvolvimento.

O RH da PepsiCo está entre um grupo de empresas que já formam a elite das boas práticas nos recursos humanos. Reinventam regras, mudam as formas de contratar profissionais, oferecem benefícios além da lei e asseguram o respeito e desenvolvimento dos trabalhadores e usam a tecnologia na analise de dados e definição das melhores práticas no recrutamento de de funcionários de alto potencial.

No ano passado, a Pepsico assinou um acordo com a ONU sobre o empoderamento feminino, mas essa não foi a única iniciativa da empresa em prol de um melhor ambiente de trabalho. O que a PepsiCo oferece de novo neste processo?

A Pepsico tem como prioridade um ambiente aberto e saudável, que valoriza a diversidade e inclusão. La, as pessoas têm liberdade para serem elas mesmas e construírem suas carreiras, com flexibilidade e responsabilidade. Além disso, a Pepsico busca estar antenada e atualizada das necessidades de seus funcionários, buscando ferramentas e processos modernos e criativos para atende-las.

Vamos falar de Marcus, você, como mais de 33 milhões de Brasileiros é de família italiana, isto teve importância em sua vida e em sua carreira?

Muita importância. A influência dos valores e costumes italianos transmitidos por meus pais e avos foram fundamentais na construção de meu caráter, personalidade e muitas das minhas habilidades profissionais.

A cultura e arte italiana se consolidaram antes mesmo de a Itália ser uma nação unificada, de modo que a arte e a cultura são os traços marcantes da italianidade no planeta...

Isto tem importância até para uma empresa global de origem americana, e quanto?

Uma empresa global diversa e inclusiva recebe de portas abertas a influência de varias geografias e culturas. Com a Italiana não é diferente, abraçando a paixão e criatividade tão características deste encantador povo.

Você como SVP de uma grande empresa mundial, deve ter uma vida bastante ocupada. O que gosta de fazer em seus momentos de lazer? Qual são as Italianices que você adora? Comida, Estilo, Design etc etc....?

Gosto muito de viajar e a Itália é meu destino preferido, em especial Roma, Milão e a toda a região da Toscana. Sou muito ligado ao design e novas tendências da moda masculina, duas das marcas registradas da Itália. Também sou apaixonado pelas Vespas e o estilo de vida dos "vespeiros" difundido pelos Italianos. Tenho uma que uso em SP e que cuido com muito carinho. Também, sempre que viajo para a Itália faço questão de alugar e dar umas voltas com uma legitima Piaggio, preferencialmente vermelha.  

A PepsiCo é apreciada pelo publico italiano, mai que outras marcas, poderia me dizer porque acredita que isto aconteça?

A Pepsico, além de ser apreciada por sua filosofia de Desempenho com Proposito, tem um leque diverso de produtos para todos os gostos e ocasiões e sua preocupação com a qualidade e a inovação são respeitadas pelos consumidores e consumidoras de todo o mundo.

Esta pergunta é italiana tanto quanto eu, Marcus Vaccari, qual é seu prato e vinho preferidos da Itália?

No quesito gastronomia não dispenso uma saborosa Melanzana a Parmigiana, uma crocante Cotoletta alla Milanese ou uma cremosa Carbonara... tudo regado com um bom Chianti Classico ou Scaia Garganega Chardonnay.

Entrevista feita no recém inaugurado ISLA CAFÉ na 

Rua Simão Álvares, 97, Pinheiros São Paulo. 

Bom para uma entrevista e muito mais para comer uma Salada Yotam, e tomar um chá gelado e frisante.