Novas sedes Consulados em Santa Catarina e Espirito Santo

22/04/2019

O Diretor Geral para os Italianos no Exterior e Políticas de Migração do Ministério das Relações Exteriores na Itália, Luigi Maria Vignali, deve chegar em Santa Catarina e Espirito Santo no mês de junho para visionar possíveis sedes para dois consulados italianos em Florianópolis e Vitoria. Foi o que ele disse na última reunião da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados italiana, quando questionado pelo deputado Luis Roberto Lorenzato (Lega). Luigi Vignali disse que procura um local sem custo pelo Governo ou com um aluguel acessível para as sedes dos consulados. 

Primeiro Ministro Itália Conte, Deputado Lorenzato e Presidente Bolsonaro - Foto Palazzo Chigi
Primeiro Ministro Itália Conte, Deputado Lorenzato e Presidente Bolsonaro - Foto Palazzo Chigi

O ex-governador de Santa Catarina Eduardo Pinho Moreira (MDB) chegou a sugerir um espaço vago no Centro Administrativo (mas a comunidade não precisa de esmola). O conselheiro da Câmara de Comércio Brasil-Itália, de Santa Catariana Diego Mezzogiorno, que articulou e intermediou as negociações, ainda não foi recebido pelo governador Carlos Moisés (PSL). Ele procurou a Assembleia Legislativa em busca de apoio, mas precisa contar com as pessoas certas nos  lugares certos. Em Vitoria existe um Consulado Honorário da Itália muito ativo, mas precisa enviar os pedidos a outro consulado para conseguir terminar qualquer processo e isto esta criando muitos problemas aos italianos dai. 

O Deputado Ítalo Brasileiro Oscar Castello Branco De Luca (PSL) , em visita oficial a Portugal , cumprimentou ou On. Luis Roberto Lorenzato dizendo "esperamos em uma solução rapida a comunidade esta farta de promessas , seja da Itália como do Brasil e seu trabalho a frente da situação nós da uma garantia de sucesso , espero de encontra-lo em breve em São Paulo" . O Deputado também Vice presidente da Associação Nacional Ítalo Brasileira ORDEM e PROGRESSO , se colocou a disposição. 

Mezzogiorno e o Sub-secretario Merlo na frente do Sant`Eustachio a Roma
Mezzogiorno e o Sub-secretario Merlo na frente do Sant`Eustachio a Roma

Afinal bastariam os descendentes de italianos para eleger os Governadores dos dois estados, percentualmente entre os maiores do Brasil.

Parabéns outra vez ao Deputado Lorenzato muito ativo.