Ungaretti no Circulo Italiano

22/08/2018

Bellissima apresentação da Dr.ssa Bruna Bianco, contando de sua vida e historia com Giuseppe Ungaretti que deu alem dos momentos pessoais muitas cartas escritas pelo famoso escritor e poeta italiano.

"Lettere a Bruna" por Giuseppe Ungaretti apresentação no Circulo Italiano em 22 de Agosto de 2018 

"Sei comparsa al portone/In un vestito rosso/ per dirmi che sei fuoco/Che consuma e riaccende". Assim, Giuseppe Ungaretti descreve seu encontro, ocorrido no verão de 1946 no Brasil, com a jovem Bruna Bianco, que se aproximou dele no final de uma reunião pública para lhe dar alguns de seus poemas. Assim começa uma relação que - dada a distância - será expressa através de uma troca de cartas muito espessa. As quase quatrocentas cartas aqui apresentadas, ciosamente guardadas por cinquenta anos pelo destinatário, agora são coletadas no volume "Lettere a Bruna", editado por Mondadori.

"Eu te amo, meu amor. Eu sou velho, tão velho, me machuquei amar você - escreve Ungaretti para o jovem amado - Mas eu não posso amar você. Você é a figura mais brilhante de poesia que se pode encontrar, e eu não posso deixar de te adorar, de te beijar, com os olhos cheios da luz do amor olhando para os seus profundos e claros, que são como a água de um infinito mar límpido "Naufrágio doce" ". Uma mulher real, portanto, Bruna, mas ao mesmo tempo uma figura poética, musa, encarnação da juventude na presença do "antigo poeta". "Feliz e desesperada para o ser", Ungaretti conta-lhe os seus pensamentos, encontros, decepções, comentários sobre pinturas, exposições e leituras, anexa provas poéticas e de tradução, guia a jovem no caminho da poesia.

Bruna, nas duas horas que durou a apresentação encheu o publico de emoções Amor misturado com mais Amor e a anedotas sobre os momentos juntos, a grande vontade de aprender de Unga, como ela chamava Ungaretti, e a coragem de publicar em um livro todo este patrimonio. A curadora Francesca 

Presente entre varias autoridades o Cônsul Geral do Mexico e o Diretor do Instituto Italiano di Cultura. Pelo Site Itália estará presente o Diretor Jornalista Djávlon.