Setembro Carro Louco em Florença

08/09/2018

Todo ultimo fim de semana do mês de setembro em Florença ocorre o desfile do Carro Matto (Carro Louco). Este ano o desfile será dia 22 de setembro.

O carro matto é uma antiga tradição que acontecia em Florença no final do mês de setembro de cada ano. Os produtores de vinho, principalmente da cidade de Rufina, transportavam garrafas de vinho empilhadas em forma de pirâmide até o Palazzo Vecchio no Centro de Florença para presentearem os Senhores da cidade.

O carro era e ainda é puxado por bois, visto que a cidade relembra a antiga tradição todos os anos.

A area rural em volta de Florença, desde os tempos antigos sempre se destacou na produção de uva de vinho e possui alguns dos melhores vinhos do cenário nacional.

Quem não lembra o Brunello, ou o Chianti e o Chianti Superiore Ruffino?

Era dever da população rural, no Renascimento, a oferta dos produtos da terra para que o Senhor de Florença desse a sua permissão de venda. Um pouco era prazer, "um pouco dever" para o povo do Val di Sieve, área de produção atual de Chianti Ruffino DOCG que assim presentiava o Senhorio com o produto principal eo mais valioso de suas terras: o vinho.

Rufina é uma antiga cidadezinha entre Faenza e Florença, muito perto da cidade dos Medici, aonde antigamente era produzido o 50% do vinho da região.

A oferta tradicional de vinho foi proferida até os dias atuais. A comemoração deste gesto nobre, ocorre no último sábado de setembro como parte do evento " Baco Artigiano" que é a reconstituição deste evento e a Procissão Histórica da República Florentina começa no Palagio di Parte Guelfa e se junta ao Carro Matto na Piazza Duomo e juntos eles chegam ao Sagrato del Duomo, onde a bênção do Carro acontece. e a oferta de vinho à autoridade religiosa. A mesma oferta também é feita na Igreja de San Carlo. O desfile segue para a Piazza della Signoria, onde os porta-bandeiras se apresentam diante de um grande público e o vinho é oferecido às autoridades civis.