São Paulo Estereótipos e Italianidade

12/10/2018

São Paulo, a cidade mais italiana do mundo, em número de italianos e descendentes, mas também pelos estereótipos que a tornam como Buenos Aires, exclusiva.

Estereótipo são generalizações que as pessoas fazem sobre comportamentos ou características de outros. Estereótipo significa impressão sólida, e pode ser sobre a aparência, roupas, comportamento, cultura, países, alimentação etc. 

Existem estereótipos negativos, por exemplo, a Itália ser conhecida no Brasil como o país onde nos restaurantes se pendura de tudo, isso na Italia não existe, mas existem estereótipos positivos também, por exemplo, o Brasil ser conhecido como o país do futebol, isso demonstra uma grande qualidade da seleção e dos jogadores brasileiros ou qualidades como Culinaria Italiana, mesmo sendo receitas locais e não da Itália, ou até a musica, vocês sabiam que o Samba de Raizes graças a João ou Giovanni Rubinato (em arte Adoniran Barbosa) também foi, em parte, um estereotipo Italiano? E o Tango Argentino onde o acordeão foi incluído por eles?

Mas a culinaria supera todos os limites, em São Paulo.

Aqui estão pratos desconhecidos na Itália, mas que são considerados muito italianos, como "A perna de cabrito" (zampa di capra), talvez a origem é do Cilento, "O Polpettone" polpettone frito recheado de queijo mussarela, com ou sem massa (buonissimo), inventado em São Paulo no Restaurante Jardim de Napoli. Nem falamos do Cappuccino que atualmente, na receita tradicional italiana leva: 1/3 de espresso; 1/3 de leite vaporizado; 1/3 de espuma de leite na xícara de 150ml a 180ml e pronto! Nada mais na xícara, apenas café e leite. Já na versão brasileira, a base é a mesma sempre acompanhada e incrementada com ingredientes como chocolate, doce de leite, chantilly, canela, pó de cacau e até chocolates de menta, mini-bombons e trufas são depositados no fundo da xícara. Alguns dizem que não existe a melhor ou a pior! Existem versões diferentes de Cappuccino (desde original até as adaptadas) para todos os gostos, mas para a Itália isto não é assim, se quer modificar ou criar outra receita chame-a de "Leite e Café a Brasileira" (não de Cappuccino), porque roubar o nome Cappuccino se não o fizer igual, é como eu chamar de Feijoada uma versão com salame, presunto cru, mozzarella de Bufala e feijão, será gostosa, mas não é Feijoada e ponto. E isto vale também para a pizza, que no Brasil é um verdadeiro e gostoso bolo com muitos sabores e temperos, e até bordas recheadas, coisa que para os italianos é um verdadeiro sacrilégio, mas não é a verdadeira pizza italiana. O Café expresso é outro vilão estereotipado pelos paulistas e brasileiros em geral, muitas vezes muito longo e mal feito, com maquinas obsoletas, velhas, desalinhadas e utilizando cafés horríveis, algumas vezes muito bom, até melhor do expresso de muitos bares na Itália.

Polpettone
Polpettone

Vista as fakes da italianidade alimentar, o Site Itália decidiu começar a premiar a melhor pizzaria italiana e as melhores cafeterias da capital paulista.

Quatro pizzarias receberam o certificado de Melhor Pizzaria Italiana de São Paulo desde quando a iniciativa foi tomada, "Rossopomodoro" verdadeira pizza Napoletana foi a primeira, em seguida, "Leggera" Pizzeria perto do Palestra Italia do Palmeiras, "Graça de Napolli" com nome estranho, mas a pizza é muito italiana e está perto do conceito "pizza italiana em San Paolo" e finalmente a "Primo Basilico".

Para o café os melhores, de acordo com o site italiano são dois;

Coffee Lab
Coffee Lab

o melhor conceitual Coffee Lab de Isabella Raposeiras, laboratório de torra, degustação e preparo de cafés de qualidade, localizado na característica Villa Maddalena, e o mais simpático o Giramondo do florentino Aldo, entre Marconi e Sete de Abril, onde André, Ivani e as lindas bruxinhas, podem fazer você esquecer o estresse diário com simpatia e qualidade, certamente seus melhores ingredientes.

Giramondo - Andrè e Ivani e as Bruxinhas
Giramondo - Andrè e Ivani e as Bruxinhas

Estes para o site são os melhores, mas entre aqueles para experimentar e que podem escalar a classificação encontramos: Um Coffee & Co., Café Cupping, Isso É Café, 89. Coffee Station, Suplicy Cafés Especiais, Santo Grão Jardins, Octávio Faria Lima e The Little Coffee Shop o menorzinho, ma não na qualidade.

Djávlon