Presidente Bolsonaro a Porta a Porta com Bruno Vespa

16/01/2019

Cesare Battisti, o Presidente Bolsonaro fala: «O Brasil não é mais um refúgio para criminosos. Feliz por ter trabalhado com a Itália »

Presidente Bolsonaro
Presidente Bolsonaro

"A mensagem é que o Brasil não seria mais um território de abrigo para marginais e criminosos e disfarçado de prisioneiros políticos. Esta é minha mensagem e estou muito feliz por ter colaborado com todos os cidadãos italianos e brasileiros porque este assassino saiu daqui e finalmente cumpriu sua pena pelos crimes cometidos nos anos 70 ". O presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, disse isso, comentando a prisão de Battisti em entrevista exclusiva de Bruno Vespa, transmitida ontem a noite no programa da Rai (Televisão italiana) Porta a Porta.

Bastidores da entrevista
Bastidores da entrevista

"Na realidade Bolsonaro conta ao entrevistador Bruno Vespa (um dos mais conhecidos da Itália e da Europa) "muito antes da campanha, quando discutimos o  processo de Battisti no Supremo Tribunal Federal, fomos a favor de sua extradição, infelizmente na época em que o governo de Lula decidiu mantê-lo aqui eu não pode fazer nada. Durante a campanha eleitoral, disse que, por mais que dependesse de mim, teria sido extraditado. Então a mensagem que deixei, não apenas uma decisão minha, que ele da Bolívia foi diretamente para a Itália, poderia ter passado, se fosse o caso, de solo brasileiro ou poderia ir diretamente como foi para Itália ". Com o premier italiano Giuseppe Conte,  acrescentou Bolsonaro "certamente nos encontraremos em Davos" e "será muito bom". Minha origem é italiana, minha família é de Lucca e será um prazer conhecer Conte em Davos". Mas meu sonho em maio e ir a italia para depois participar da festa da repubblica"...e ainda emocionado "seria a primeira vez na terra do meu Nonno". 

Emocionado falando do Nonno italiano
Emocionado falando do Nonno italiano

A entrevista teve uma repercussão muito boa entre os italianos, uma imagem de uma pessoa diferente daquela pintada pelos jornais de esquerda europeus. Hoje Bolsonaro encontrou o Presidente Argentino também ele de origem italiana, da Provincia de Reggio Calabria. Como dizer uma America Latina mais italiana.

Pres, Argentino Marcri e Pres. Brasileiro Bolsonaro
Pres, Argentino Marcri e Pres. Brasileiro Bolsonaro

Djávlon - Andrea Ruggeri jornalista acreditado ao Palácio do Planalto.