O Papa e conceito no Catecismo de “pecado ecológico”

18/11/2019

Na udienza com o Papa no Vaticano com os participantes do XX Congresso Mundial da Associação Internacional de Direito Penal ele disse, 

"Punir as empresas responsáveis ​​dos ecocídios" mas ao mesmo tempo "Façam justiça à vítima, mas não executem o agressor" ???

Alegando que uma "conversão ecológica" é necessária e garantiria aos católicos a percepção da "gravidade do pecado contra o meio ambiente como um pecado contra Deus, contra o próximo e contra as gerações futuras" Papa Francisco voltou a falar, quase duas semanas após o encerramento do Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, do documento final do encontro, onde foi denunciado um capitolo sobre as "ameaças à vida" na Amazônia e no qual o Papa afirmou que a verdadeira defesa da floresta depende do combate ao "pecado ecológico", que 

"se manifesta em atos e hábitos de contaminação e destruição da harmonia do ambiente, transgressões contra os princípios da interdependência e a ruptura das redes de solidariedade entre criaturas e contra a virtude da justiça",

diz ainda o documento. "A floresta amazônica é um 'coração biológico' para a Terra cada vez mais ameaçada. Ela está em uma corrida desenfreada rumo à morte. Requer mudanças radicais com grande urgência, uma nova direção que permita salvá-la. Está cientificamente comprovado que o desaparecimento do bioma da Amazônia terá um impacto catastrófico para todo o planeta".

Na realidade um discurso deste deveria ter sido feito a Europa alguns anos atras, agora poderia o Papa falar da China, India, Paquistão, Indonesia, Japão, Coreia do Sul, Camboja, Casaquistão etc.. etc.. sendo o continente asiatico responsável por 75% desta destruição e emissão de CO2 (Brasil abaixo de 2%), e não a Amazonia ou ao Brasil campeão de preservação.

Mesmo assim nesta sexta-feira dia 15 o Papa encontrando os advogados do congresso, declarou que avalia incluir oficialmente no Catecismo o conceito de:

"pecado ecológico" .

O livro e as regras do Catecismo resumem todo o pensamento e a doutrina da Igreja, especialmente nas questões morais e de fé. A inclusão desse tipo de pecado nele faz com que a ideia pessoal de Papa Francisco vire oficialmente palavra da Igreja Católica.

Francisco já alterou o Catecismo, uma so vez, para dizer que a pena de morte é inadmissível em todas as circunstâncias.

Ainda não sabemos se este Papa é um grande inovador ou se vai levar a destruição da Igreja, do equilibrio, do mundo e a supremacia do individuo sobre a família.

Leader da esquerda Sul-americana e Papa Francisco
Leader da esquerda Sul-americana e Papa Francisco

Qual é o limite do rebanho de Francesco, ele jà provocou reações pesadas, e fez da "mudança climática" uma das principais causas de sucesso na esquerda progressista mundial e já se fala que, quando a esquerda diz "pular", o Papa responde "qual a altura?" (e quem fala isto é João Pedro Agustini Stédile leader do MST que já conclamou os milhões de integrantes do movimento a "acabar com os produtores rurais" fazendo em varias entrevistas apologia à luta armada, crime previsto na Constituição Brasileira, mas frisando sua amizade com o Papa, que diz ele estar alinhado com a esquerda), 

Stedile e Papa Francisco
Stedile e Papa Francisco

afinal qual seriam estes pecados?em outras palavras, se você usa sua churrasqueira a carvão Webber ou não gasta suas economias em painéis solares, o da fogo as plantas secas em seu terreno, ou impede as Ong`s de desfrutar de suas riquezas, deve expiar seus pecados? ou para isto tem que atear fogo na floresta ou vazar petróleo no oceano ou na frente do palácio do planalto? e qual vai ser a punição pelo pecado? visto que vocês tem que fazer justiça à vítima, mas sem punir de fato o agressor? 10 Ave Maria e dois Pai Nosso ou cassar do pais quem apoia a destruição em favor de políticas esturras, falsas e contra a soberania do Brasil ??

 Djávlon