Master Class Cinema Italiano com o diretor Marco Tullio Giordana

08/08/2019

Marco Tullio Giordana, diretor de "A Melhor Juventude", vem ao Brasil em ocasião do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que ocorre de 8 a 14 de agosto e de 15 a 21 de agosto em 16 cidades de todo o Brasil. Além de apresentar a cópia em várias sessões e também conversar com o público após a exibição do filme, o cineasta ministra uma Masterclass gratuita sobre o cinema italiano e suas grandes obras no dia 8 de agosto, quinta, às 11 horas, no Espaço Itaú de Cinema Augusta. Para participar, o público deve retirar o ingresso uma hora antes da masterclass.

No dia 12, às 18 horas, ministra Masterclass no Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro, com entrada franca mediante inscrição prévia, que pode ser realizada por meio deste link: encurtador.com.br/hCLV9

Lançado em 2003, "A Melhor Juventude" narra a saga de uma família italiana desde o fim da década de 1960 até os até os anos 2000 e recebeu dezenas de prêmios em todo o mundo, incluindo da mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar) no Festival de Cannes.

Jasmine Trinca em “O Melhor da Juventude” (Imagem: Divulgação)
Jasmine Trinca em “O Melhor da Juventude” (Imagem: Divulgação)

Estrelado por Luigio Lo Cascio e Alessio Boni, o longa segue a trajetória dos irmãos Nicola e Matteo Carati, que dividem os mesmos sonhos, esperanças, leituras e amizades até o dia em que conhecem Giorgia (Jasmine Trinca), uma garota com distúrbios psíquicos. Nicola começa a militar no movimento estudantil e mais tarde se torna um psiquiatra, enquanto Matteo abandona os estudos e entra na polícia.

O percurso dos dois e do restante da família é apresentado paralelamente a acontecimentos importantes da História recente da Itália: a inundação de Florença, a luta contra a máfia, os grandes jogos de futebol da Azzura, a seleção nacional.

Marco Tullio Giordana
Marco Tullio Giordana