Italiana Protom adquire Brasileira Ambra Solutions

08/09/2018

A aquisição da Ambra Solutions é o resultado de uma busca cuidadosa possibilitada pelo financiamento SIMEST, que permitiu ao Grupo abrir uma base comercial no país. O grupo de engenharia avançada e tecnologia da informação Protom está adquirindo a empresa brasileira Ambra Solutions, uma empresa que atua nos setores aeroespacial e automotivo. A sede da Ambra fica em São José dos Campos, pólo tecnológico e sede do maior polo aeroespacial da América Latina. Seu faturamento anual é de 2,5 milhões de euros. Um plano de investimento de 3 milhões de euros está apoiando a aquisição. A Protom tem sua sede histórica em Nápoles, com escritórios em Milão, Toulouse na França e no Brasil. 

A empresa está trabalhando com grandes empresas dos setores de engenharia, aviação, ferroviário e automotivo, como Leonardo, Superjet, Piaggio Aerospace, Airbus, FCA, ATR, Hitachi Rail Itália e Rolls Royce. Ao liderar a operação de expansão da Protom, o financiamento foi fornecido pela SIMEST - uma empresa que constitui o braço de exportação e internacionalização do Grupo CDP, juntamente com a SACE. Isso possibilitou que a empresa abrisse uma base comercial no Brasil e empreendesse uma fase de observação cuidadosa e eficiente. 

O impulso para o crescimento no exterior pelo grupo dirigido pelo presidente Fabio De Felice é cada vez mais forte. Há alguns meses, ingressou na Elite, o programa da operadora italiana Borsa Italiana para empresas com alto potencial, promovido na Itália pela Confindustria. O objetivo é apoiar o seu curso de crescimento ligado à inovação e internacionalização. "O Brasil é um país com um potencial muito alto, que está crescendo fortemente após anos de crise e instabilidade econômica", explicou Fabio De Felice. "Em particular, o distrito tecnológico de São José é uma excelência reconhecida em nível global na esfera de TI e aeroespacial e muitas empresas altamente inovadoras insistem em ter presença aqui, acima de tudo a Embraer, que tem seu maior site de produção aqui. Para a Protom, posicionar-nos aqui é uma meta com forte valor estratégico ".