Itália lança app "MAPPamondo" para italianos no exterior

14/07/2019

"MAPPamondo consolare", um novo aplicativo dedicado aos italianos no exterior, já está online e pode ser baixado gratuitamente. Muita informação útil e simples para gerenciar com os italianos no mundo: serviços fornecidos pela rede consolare, como solicitá-los e como lembrar os prazos.

O Ministério das Relações Exteriores da Itália lançou na sexta-feira passada dia 12 um aplicativo para cidadãos que vivem no exterior.

Ainda longe do que pode ser feito com a tecnologia, mas um passo na frente de qualquer forma.

O app chamado de "Mappamondo", está disponível para Android e iOS e oferece uma série de informações voltadas para italianos que residam fora das fronteiras do país europeu ou que estejam em viagem a outras nações.

Speriamo
Speriamo

Principais características:

- mais de 50 tópicos de interesse geral para os italianos no exterior, organizados em três categorias diferentes (Viajando, Estudando e Vivendo)

- para cada um dos tópicos listados, informações detalhadas sobre «coisas para fazer» em caso de necessidade (passaporte perdido, assistência médica etc.), que o usuário pode organizar em uma lista personalizada.

- navegação interativa em um mapa de informações detalhadas, para mais de 200 consulados, com geolocalização e identificação de escritórios no exterior.

- link para o FAST-IT, o portal web dos serviços consulares Farnesina (nome do Ministério das Relações Exteriores da Itália).

- Centenas de links úteis e referências para os italianos no exterior sobre Trabalho, Escolas / Universidades, Instituições de Saúde, Associações.

"É muito simples e veloz. É possível até se inscrever no AIRE [Registro dos Italianos Residentes no Exterior]", 

disse, por meio de uma nota, o subsecretário do Ministério das Relações Exteriores da Itália, eleito pela circunscrição America Meridionale (que envolve também o Brasil) senador Ricardo Merlo.

"Continuamos a trabalhar sem pausa para os mais de 6 milhões de italianos residentes fora da Itália", acrescentou.

Bom, eu jornalista italiano, que ja assistiu a mais de 30 anos de descasos com os italianos no exterior, repito, é um passo na frente, mas longe de resolver documentações consulares que já poderiam ser resolvidas via internet, alem do mais, existem nas filas mais de 5 milhões de italianos na espera e mais de 80 milhões de oriundi dos quais 44 milhões somente no Brasil, que poderiam participar de programas de re-população ou estimulados a conhecer, visitar e participar a planos de incentivo para viver na Italia.

Estamos perdendo 5% de italianos por ano e precisamos de projetos AGORA. E claro e o mais importante ... faltam no app muitas associações que trabalham no territorio e que representam a verdadeira força dos descendentes. Mas temos certeza que isto vai ser resolvido em breve, vamos dar um voto de confiança e apoio.

Djávlon