Honestidade "A verdade está frequentemente em perigo, mas nunca morre”

31/10/2019

Hoje vou falar de Honestidade, estou chateado com alguém que nem de longe sabe o significado desta palavra, quem sabe escrevendo este promemoria, ele não acorde e tente este caminho para sua futura missão.

Honestidade, bah?! poderia falar também da Rede Globo com o presidente Bolsonaro, veiculando matérias tendenciosas, mesmo sabendo que não condizem com a verdade.

Honestidade de juízes que mesmo sabendo da imoralidade do que falam, continuam dormindo a noite: sem honradez, decoro, probidade, decência e dignidade.

Honestidade daqueles que jogam petróleo nas águas do Brasil o do mundo, depois protestam fingindo ser paladinos do ambiente.

Honestidade daqueles que fingem salvar gente no mar mediterraneo e deixam continentes inteiros como a Africa afundar.

Verdadeiros lobos vestidos com pele de cordeiros.

Honestidade é a palavra profunda que indica a qualidade de ser verdadeiro: não mentir, não fraudar, não enganar.

Analisando á etimologia, a palavra honestidade tem origem no latim honos, que remete para dignidade e honra.

A honestidade pode ser uma característica de uma pessoa ou instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem e a esperteza de querer levar vantagem em tudo, seja ele representante do povo o simples individuo.

Honestidade, de maneira explícita, é a obediência incondicional às regras morais existentes. 

Existem alguns procedimentos para alguns tipos de ações, que servem como guia, como referência para as decisões. Exercer a honestidade em caráter amplo é muito difícil, porque existem as convenções sociais que nem sempre espelham a realidade, mas como estão formalizadas e enraizadas são tidas como certas.

Para muitos, a pessoa honesta é aquela que não mente, não furta, não rouba, vive uma vida honesta para ter alegria, paz, respeito dos outros e boas amizades.

Atualmente, o conceito de honestidade está meio deturpado, uma vez que os indivíduos que agem corretamente são chamados de "caretas", ou são humilhados por outros (mesmo para aqueles que trabalham juntos na mesma missão).

Para entender meu pensamento, os sinônimos de honestidade são: honradez, probidade, compostura, decência, pudor e dignidade. Quem tem estas qualidades com certeza vai ser exemplo para todos, e terá um futuro prospero, como diz um antigo proverbio romano (escrito nas paredes de pedra de uma das portas da cidade de Roma) usado por vários como verdade de vida - Spes Messis in semine - "A Esperança da Colheita Reside na Semente!", mas para ser boa a colheita a semente tem que ser plantadas por semeador honesto e justo, como dizia Jesus (Mateus 13:1-9, Marcos 4:3-9 e Lucas 8:4-8 e no apócrifo Evangelho de Tomé )

E para terminar augurando ao Brasilpolíticos mais leaisjuízes mais justos, jornalistas mais verdadeirosambientalistas menos sujos, vou citar outro proverbio em latim vindo também dos antigos romanos 

Veritas laborat saepe exstinguitur numquam

"A verdade está frequentemente em perigo, mas nunca morre".

Djávlon