Garçon se nega a colocar parmesão em peixe de cliente

03/05/2019

Atendimento criticado no TripAdvisor, recebeu resposta do chef italiano e viralizou

Proprietário do restaurante Maximo Italian Bistrot em Londres se envolveu em uma simpatica discussão após rebater um terrível comentário publicado no site de viagens TripAdvisor por um cliente insatisfeito com o atendimento do restaurante. Eu sei que o ditado diz: "o cliente está sempre certo", mas o garçon negou ao cliente o queijo parmesão para colocar em uma porção de ravióli com salmão.

O pedido aparentemente inócuo rendeu muito destaque nas redes sociais depois que o chef Massimo Donato, dono do Bistrot, respondeu ao cliente, que se assinava Zwelitheni M, expondo (justamente para nos italianos que entendemos de culinaria, sabores e combinações) uma lista de regras sobre a culinária italiana e não. Em uma extensa resposta crítica, titulada "O serviço neste lugar é de acordo com esterco de vaca",

Zwelitheni escreveu da sua insatisfação com o atendimento porque, enquanto fazia sua refeição, ele sentiu que o prato precisava de "algo a mais" e pediu ao garçom queijo parmesão, mas ele se recusou.

Zwelitheni disse "Ele (o garçom) literalmente se recusou a me dar o parmesão", afirmando "você não deve colocar parmesão no peixe, porque isso tira o sabor" respondeu o garçon. 

Após terminar sua refeição, foi embora e ao chegar no hotel ligou para o restaurante e relatou o comportamento do garçom. "Eu basicamente disse que o atendimento ao cliente teria que satisfazer o cliente, que afinal eu estava pagando, mas ele disse que, mesmo se quisesse comprar o queijo, ele não daria".

Donato na sua extensa resposta (justamente digo eu) informou que "existem varias regras sobre preparação de pratos da cozinha italiana" que provavelmente este senhor desconhece, tipo:

 "Nunca peça abacaxi em uma pizza, nunca coloque molho de tomate em sua carbonara, nunca peça pasta di Alfredo (Quem é afinal Alfredo?), nunca coloque frango no molho arrabbiata, e o mais importante de todos, nunca, mas nunca coloque queijo em pratos com peixes", finalizou.

Massimo Donato e Simona Donato
Massimo Donato e Simona Donato

No relato, o chef ainda escreveu que "felizmente" o prato não foi estragado e Zwelitheni deveria agradecer ao eficiente garçon. "De qualquer maneira, entendo que sua estranheza não conhece limites, tem muitos restaurantes italianos falsos (estereotipo) dirigidos por pessoas gananciosas e sem consciência, que permitem qualquer tipo de abominação. Tente colocar parmesão em esterco de vaca, isso deve ter um bom gosto para você", terminou.

Para dizer a verdade o chef Donato desta vez tem razão, colocar qualquer coisa em cima de qualquer comida, não respeita o sabor do prato, e a criatividade do chef e claramente se o cliente não gostar, pode parar de comer este prato ai, o ainda, nunca voltar a este restaurante

Palavra de outro chefe que alem do jornalismo adora cozinhar.

Dona Valentina, grande chef italiana, um dia convidou dois clientes americanos a sair de seu restaurante, porque eles pediram "tortelli alla polpa di granchio" e como bebidas dois cappuccinos. Mas intendam o restaurante estava cheio de gente local que pensa igual a chef Valentina e se ela tivesse servido os cappuccinos nunca mais iriam a seu restaurante e falariam mal dela por no minimo 10 anos.

Bravo Donato é assim que se defende a arte culinaria italiana e para quem não gostar .... bom sterco de vaca com queijo parmesão por cima.