Francisco: Realidade e Fantasia em BH

09/10/2018

Casa Fiat de Cultura - Belo Horizonte, MG 10 de outubro de 2018, 19h30-21h

A construção da imagem de São Francisco, ao longo dos anos, é uma mistura entre realidade e fantasia. Muito mais que santo, ele se tornou um mito. Mas como isso aconteceu? O Quartas Italianas deste mês, com a palestra de Imaculada Kangussu, doutora em filosofia pela UFMG e pós-doutora pela School of Arts and Science da New York University, revela como essa construção acontece. Ela abordará também as implicações e a relação desta temática com as obras que estão expostas na exposição "São Francisco na arte de mestres italianos", aberta ao público até 21 de outubro. 

É grande o repertório histórico relativo a Francisco de Assis. Há algumas histórias comprovadamente verídicas, outras verossímeis e, em número ainda maior, histórias inverossímeis. É dentro desse limite que são criados os mitos. Imaculada Kangussu apresentará histórias reais e fictícias de Francisco e discorrerá sobre o entrelaçamento entre realidade e fantasia na composição dessas narrativas. Para tanto, abordará o conceito de fantasia desenvolvido por Sigmund Freud e Jacques Lacan e o conceito de "mito genuíno", expressão cunhada pelo filósofo Karl Kerényi.
200 lugares, sujeito à lotação | Inscrições antecipadas pelo Sympla, ou no dia do evento na recepção da Casa Fiat de Cultura, a partir das 18h30.

Atenção! Confira as instruções abaixo e se programe:

1. O ingresso retirado pelo Sympla deve ser apresentado na recepção da Casa Fiat de Cultura, no dia da palestra entre 18h e 19h.

2. O ingresso não garante a entrada após 19h.

3. Caso o participante chegue após o horário estipulado, o mesmo estará sujeito à fila de público geral para retirada de ingresso (mediante disponibilidade).

Casa Fiat de Cultura - Belo Horizonte, MG 10 de outubro de 2018, 19h30-21h