Ferragosto o que é?

15/08/2018

Ferragosto: do que deriva o nome (e por que é celebrado)? A festa de verão mais esperada da Itália, tem origens na história da Roma Antiga, depois entrelaçadas com a tradição católica.

O nome da festa de Ferragosto deriva do latim feriae Augusti (descanso de Augusto), em homenagem a Otávio Augusto, o primeiro imperador romano, de onde vem o nome de agosto. Foi um período de descanso e festividades, estabelecido pelo próprio imperador em 18 aC, que se originou da tradição do Consualia, festas que celebravam o fim do trabalho agrícola, dedicado a Conso que, na religião romana, era o deus da terra e fertilidade.

Festivais e corridas de cavalos foram organizados em todo o Império, e os animais de tração, isentos de trabalhar nos campos, eram adornados com flores. Além disso, era costume que, naqueles dias, os lavradores desejassem sorte aos fazendeiros, recebendo uma gorjeta em troca. Nos tempos antigos, como festa pagã, foi celebrada em 1º de agosto. Mas os dias de descanso (e de celebração) eram de fato muitos mais: até o mês inteiro, com o dia 13, em particular, dedicado à deusa Diana.

A recorrência foi assimilada pela Igreja Católica: por volta do século VII, que começou a celebrar a Assunção de Maria, feriado no qual o Papa Sérgio I, decidiu instituir o festival em 15 de agosto. O dogma da Assunção (reconhecido como tal apenas em 1950 pelo Papa Pio XII) estabelece que a Virgem Maria foi assumida, isto é, aceita, no céu tanto com a alma como com o corpo.

No mundo 15 de agosto é feriado público, portanto, apenas em pauses aonde é celebrada a Assunção (não de agosto). Na Suíça, depende, do cantão, e muitas vezes é comemorado aos domingos. Na Alemanha, não é uma festa, exceto na Baviera e no Sarre. Na Bósnia e Herzegovina, é apenas uma festa nas áreas da religião católica. Em Chipre, apenas na área da República de Chipre. No resto da Europa é um feriado na França, Espanha, Bélgica, Áustria, Luxemburgo, Croácia, Grécia, Malta, Polónia, Portugal e Roménia, enquanto na Eslovénia é um feriado público, embora não reconhecida férias e a maioria das empresas e lojas abrem. Na Lituânia é uma festa, mas não na vizinha Estônia e na Letônia. Não é uma festa no norte da Europa protestante ou mesmo na Bulgária. Também na América do Sul a geografia da festa da Assunção é variada: é comemorada no Chile e na Colômbia, Costa Rica que inclui o Dia das Mães, Guatemala e Venezuela, mas não na Argentina, Brasil, Bolívia e Peru.