Em Taormina Giuseppe Agnello

04/09/2018

Até 4 de novembro no Parque Arqueológico de Naxos você pode visitar a exposição de Giuseppe Agnello Arcadio/Terras em movimento", editado por Alessandro Pinto. Naxos foi uma das primeiras colônias gregas na Sicília, fundada em 734 a. c. por homens forçados a fugir de sua terra natal, exilados de Chalkida em Evia e da ilha de Naxos nas Cíclades. Quase 3000 anos depois, Giuseppe Agnello investiga através de suas obras o trauma que os exilados poderiam ter sentido quando foram forçados a se mudar para a Sicília. 

Com Terre em movimento, Agnello mergulha na história de Naxos até alcançar os arquétipos elementares que se fundem em formas novas e universais, nos dizendo uma história distante, mas não gasta, composta de homens, terra e natureza. O itinerário da exposição, marcado por 15 instalações site-specific dentro do sítio arqueológico, recria terra, botões, trigo, figuras humanas, pântanos, transfigurando os elementos reais e conseguindo cristalizar em cada obra as sensações, os sentimentos, o trauma da terra em movimento, a partir do momento em que os exilados encontram a terra de Naxos e lá eles se estabelecem. A linguagem da pesquisa de Agnello é a linguagem universal da escultura, da transformação da matéria e da criação de volumes. 

O catálogo da exposição com os textos de Alessandro Pinto e Sergio Troisi e as fotografias das obras instaladas no Parque Naxos, de Angelo Pitrone, serão publicadas em breve pela Electa. Lembre-se que o evento é promovido pelo Departamento Regional de Patrimônio Cultural e Identidade Siciliana, o Parque Arqueológico Naxos Taormina e Civita Sicilia, que também cuida da organização. Giuseppe Agnello. Arcadio/Terre In Moto (nome original) Até 4 de novembro de 2018 Parque Arqueológico de Naxos, Giardini Naxos (ME) Sicilia Italia claro.