EE Giuseppe Formigoni se supera e vira melhor estadual

16/05/2019

Giuseppe Formigoni
Giuseppe Formigoni
Tarantella in omaggio al Patrono Italiano
Tarantella in omaggio al Patrono Italiano

A Escola Estadual Giuseppe Formigoni tem sua origem no Ginásio Municipal de Santa Adélia, criado por uma Lei Municipal em 1949, que funcionou provisoriamente nas dependências do Grupo Escolar Dr. Luiz Dumont. Em 1952 passou a funcionar em prédio próprio, à Av. Dr. Luiz Dumont, número 320, onde atualmente localiza-se a EMEF Profª Robe Ramalho Miranda Abdo.

Em 1954 foi instalado o Ginásio Estadual de Santa Adélia e em 1957 foi criada a Escola Normal Municipal de Santa Adélia, passando a unidade escolar a denominar-se Ginásio Estadual e Escola Normal Municipal de Santa Adélia.

Em 1962 a Escola Normal Municipal foi incorporada ao sistema de ensino estadual e recebeu o nome de Escola Normal e Ginásio Estadual de Santa Adélia (ENGESA), atendendo alunos de toda a região.

Como aumentou a demanda, houve a necessidade da construção de um novo prédio. Em 1971 o sr. Giuseppe Formigoni fez a doação de um terreno, localizado na esquina da Av. Dr. Luiz Dumont com a Rua Bernardino de Campos. No mesmo ano iniciou-se a nova construção.

Em 16 de fevereiro de 1973, o primeiro dia letivo do ano, inaugurou-se com grandes festejos o prédio novo que passou a abrigar a Escola Normal e Ginásio Estadual de Santa Adélia.

Uma lei publicada em 1984 deu à Escola Estadual de 1º e 2º Graus de Santa Adélia a denominação de Giuseppe Formigoni um italiano emigrado no Brasil, como muitos, como eu, um que escolheu para viver Santa Adélia, um que decidiu depois de ter sorte no campo, doar para a escola local um belo terreno, onde surgiu a EE GIUSEPPE FORMIGONI no dia 13/06/1988, um patrono da educação, em um pais onde ainda se saqueiam caminhões com o motorista morrendo ensanguentado em cima dele, existem escolas como a dedicada a ele (EE Giuseppe Formigoni) que dão a volta por cima e de pessima na colocação do IDEB se tornou a melhor Escola Estadual em 2019, por isto temos que agradecer os esforços dos professores, alunos e da equipe gestora da escola em nome da diretora Maria Jandira Cason Boer, eles engajaram uma luta de superação por um Brasil melhor.

O que levou à escolha do nome Giuseppe Formigoni não foi apenas o fato da doação do terreno, mas a vida deste ilustre homem é que o fez por merecer.

Giuseppe Formigoni nasceu em Poggio Rusco, cidade da Província de Mântua (ou Mantova), região da Lombardia, na Itália, em 08 de maio de 1887.

Com seus pais emigrou para o Brasil em 1896, radicando-se na região de Araraquara. Casou-se em 1910 e no ano de 1918 adquiriu uma propriedade agrícola no município de Santa Adélia, onde fixou-se com toda a família.

Dedicou-se ao progresso e ao desenvolvimento da cidade que adotara e da qual se considerava um legítimo filho, trabalhando incansavelmente em prol do próximo. Ajudou a construir a Santa Casa de Misericórdia, a Igreja Nossa Senhora Aparecida e doou o terreno onde hoje está instalada nossa escola.

Faleceu aos 09 de outubro de 1979, deixando uma lacuna na sociedade santa-adeliense.

A EE Giuseppe Formigoni é localizada na Rua Bernardino de Campos, 620 - Centro - Santa Adélia/SP, e hoje para completar a mesma foi homenageada pelo Deputado Estadual Oscar Castello Branco de Luca, no plenario da Alesp, situação inesperada algum ano atras. O Brasil tem jeito? Não sei, mas vamos trabalhar quem sabe a gente conserta.