Deputado Estadual por São Paulo - Oscar Castelo Branco De Luca

17/03/2019

Posse

Oscar Castelo Branco De Luca, eleito Deputado estadual para São Paulo pelo PSL partido do atual Presidente da Republica Jair Messias Bolsonaro, foi empossado na Alesp hoje dia 15/03/2019.

A família do Deputado é originária da cidade de Torre de Ruggiero, fundada pelo normando Ruggero I primeiro conde da Calábria e Sicília, no Ano 1060 d.c, a 30 Km ao Norte de Soverato, na linda Calábria ao Sul da Itália, e tem seus primeiros registros históricos no século XV.


Juro
Juro

Seu patriarca Vicenzo Domenico Mercatori De Luca era em próspero comerciante.

Em 1883 emigrou para o Brasil o primeiro De Luca, chamado Vicenzo De Luca com sua esposa Maria Grazia. Isto ocorreu basicamente devido a três fatores: dificuldades políticas na Itália; o sonho de enriquecer na América; facilidades e incentivos do Imperador D. Pedro II.

Fixando se inicialmente em S. J. do Rio Preto, Vicenzo De Luca, teve 5 filhos no Brasil. Seu quarto filho, Domingos (Domenico) De Luca fez o ginásio, colegial e Faculdade de Medicina na Universidade de Nápoles, Itália, aonde graduou-se com nota 10 "Laura com Louvor", diploma recebido das mãos do Rei da Itália Vittorio Emanuele III em 1922.


Amigos na cerimonia
Amigos na cerimonia

Após a sua graduação retornou para o Brasil, onde revalidou seu diploma na Faculdade de Medicina da Universidade de Medicina do Rio de Janeiro e iniciou suas atividades profissionais na cidade de São José do Rio Preto. Após uma curta permanência neste local aonde veio a conhecer e a casar-se com a Sra. Zoraide da Conceição Rogano; mudou-se para São Carlos, morando nesta Cidade até 1933, tendo exercido não apenas a carreira médica, como clínico-cirurgica junto a Santa Casa da mesma cidade , bem como exerceu também o cargo de professor de biologia do Ginásio Estadual da mesma cidade.

De 1933 a 1958 exerceu a profissão na Cidade de Americana, onde co-fundou o Hospital São Francisco.

Durante a 1º Grande Guerra Mundial (1915-18) foi recrutado pelo Serviço Militar Italiano para servir como Oficial Alpino, combateu como tenente de Infantaria no fronte da Áustria durante 2 anos, dura experiência que o marcou profundamente por toda a vida.

Na Revolução Paulista de 1932 foi Oficial Médico a Serviço do Estado de São Paulo servindo na fronteira com o Estado de Minas Gerais.

Com aspirações políticas foi Governador do Rotary Centro do Estado de São Paulo de 1948 a 1954, tendo fundado mais de 7 centros rotarianos.

Da 3a geração faz parte o Dr. Clóvis Savério De Luca (3° filho do Dr. Domingos) formado na Escola Paulista de Medicina, tendo terminado a mesma em 1954.

A 4ª geração é do Capitão do exercito, pilota de helicóptero, hoje empossado como Deputado Estadual de São Paulo OSCAR Castelo Branco DE LUCA.

Sendo o Deputado, Italo-Brasileiro, neto de um dos heróis de guerra na Itália e Vice Presidente da Associação Nacional Ítalo Brasileira Ordem e Progresso, com a posse dele parabenizamos todos os Ítalo Brasileiros que tomaram posse neste Brasil, desde o Presidente Jair Messias Bolsonaro, aos Ministros Onyx Dornelles Lorenzoni e Sergio Moro aos Deputados Federais e Estaduais, General Peternelli, Mara Gabrilli, Felipe Francischini, Rogério Simonetti Marinho, Frederico D`Avila, Celso Russomanno, Flávio Bolsonaro, Alessandro Lucciola Molon, Delegato Francischini, Valdir Colatto, Junior Bozzella, Guilherme Mussi, Luiz Fernando Guerra, João Paulo Tavares Papa, Silvio Favero, Carla Zambelli, Maria Helena Veronese Rodrigues, Carlos Humberto Mannato, Carmen Zanotto, Tenente Coronel Zucco, Paulo Foletto, Valeria Bolsonaro, Giuseppe Vecci, Eduardo Bolsonaro, Magda Mofatto, Coronel Mocellin, Delegado Cavalcante, Leandre Dal Ponte, Soraya Manato, Dilceu Sperafico, Chris Tonietto, Giovani Cherini, Victório Galli, Adilton Sachetti, Ana Caroline Campagnolo,  Eros Biondini, Caroline De Toni, Emerson Bacil, Rodrigo Gambale, entre outros não citados, mas que parabenizo.


Familia do Deputado
Familia do Deputado

Família Castelo Branco

Originária de Portugal tem seus primeiros registros históricos em 1306 durante a "Batalha de Ourique" contra os Mouros pela liberação da Península Ibérica travada nos altiplanos Lusos próximo a Fronteira com a atual Espanha. Nela, dois irmãos, após salvarem a vida do Rei D. José I foram consagrados cavaleiros com o título de Castello Branco em homenagem ao Castello conquistado (pintado de Branco devido a cultura árabe).

Em 1654 chega ao Brasil o Capitão - Mór Francisco Caldeira de Sá Castello Branco com a missão de administrar a Capitania do Pará e trazendo o primeiro ramo de café ao país.

Desde então muitos foram os destaques da família na vida nacional, em todas as áreas, com ênfase na educação, jornalismo, literatura, contabilidade, direito, música e na carreira militar.

Os últimos destaques foram o Presidente Humberto de Alencar Castello Branco (1967), primo-irmão do Professor Oscar Castello Branco, Hugo Castello Branco (1985), Ministro da Indústria e Comércio do Governo José Sarney, o publicitário Renato Castello Branco (1990), Diretor da CBBA e o atual Deputado Estadual por São Paulo Oscar Castelo Branco De Luca.

Presidente e Vice de Ordem e Progresso, parabéns Deputado representante da Colonia Italiana
Presidente e Vice de Ordem e Progresso, parabéns Deputado representante da Colonia Italiana