Camp: a seriedade que fracassa

12/05/2019

O tão aguardado Met Gala aconteceu no último dia 06/05 promovido pela Vogue Americana. A cada ano o (dress code) Baile segue o tema da mostra do Costume Institute, a divisão de moda do Metropolitan Museum em Nova York. Este ano a exposição celebra o tema "Notes on Camp" que poderia facilmente ser equiparado na tão popular festa do ridículo, no bom sentido; o Camp é um conceito estético que beira o mau gosto, a escritora Susan Sontag em 1964 promoveu o ensaio "Notes on Camp".

Lady Gaga
Lady Gaga

Sontag descreveu o Camp como uma identidade norteada pela performance, ou seja a seriedade que fracassa, o amor pelo antinatural, pelo exagerado.

Katy Perry
Katy Perry

A mostra "Camp: note on fashion" estará em cartaz ente 09/05 e 08/09, com 175 peças, contará com uma sala reservada a trajes da corte do Rei Luís XIV.
O Rei Sol (1638-1715) foi o percursor da cultura Camp, uma vez que as regras de etiqueta a qual a nobreza francesa era obrigada a seguir os levava a um eterno estado de representação. Outras referências citadas por Sotang são os movimentos queer dos anos 60, Oscar Wilde e King Kong.

Rei Luís XIV. O Rei Sol (1638-1715)
Rei Luís XIV. O Rei Sol (1638-1715)

Traduzindo, Camp é algo tão inadequadamente afetado e artificial que torna-se divertido. O sucesso da cultura Camp se dá não somente pela aparência exagerada mas pelo esforço em se criar essa sensibilidade ao absurdo.

Lupita Nyong'o veste Versace
Lupita Nyong'o veste Versace

A atriz Lupita Nyong'o que usou Versace teve como hairstylist Vernon François.

"Nosso objetivo foi demonstrar o poder, a maleabilidade e toda a riqueza da textura natural do nosso cabelo", 

disse Vernon, que assinou o penteado, tendo como inspiração Maria Antonieta, a própria Lupita Nyong'o e o auto-retrato da artista Lauren Kelley, Pickin, de 2007.

Lauren Kelley, Pickin
Lauren Kelley, Pickin

.."Andrew Bolton, curador do Met Costume Institute", afirma em entrevista ao New York Times que 

o retorno do Camp é resultado do atual cenário cultural, político e social...

Camp e a moda italiana 

Jared Leto veste Gucci
Jared Leto veste Gucci

Alessandro Michele, no desfile Winter/19 da Gucci é um exemplo sublime, pois em seu desfile modelos carregavam réplicas de suas próprias cabeças.

Moschino
Moschino

Jeremy Scott, apresentou no fashion show da Moschino coleção inspirado em uma famosa rede de hambúrgueres, e vestidos buquês.

Elke Maravilha
Elke Maravilha

Enfim, apesar de causar um certo espanto, ou dúvida para aqueles que observam o Camper, a cultura possui adeptos mundo afora, e o Brasil não poderia ficar fora, pois quem dúvida que Elke Maravilha não era uma legítima representante do Camp?

Cris Vicente