Caffè Sospeso

03/09/2018

Para que escrever hoje do café suspenso? (Caffè Sospeso), por que a Itália esta se tornando um pais de confrontos, organizados por forcas políticas que perderam as eleições, colocando italianos contra italianos e emigrantes contra outros emigrantes e italianos e assim vai. O twitter so fala disto e o partido que mais esta perdendo com tudo isto é o que estava no governo até dois meses atras. A população esta do lado do novo Governo formado por dois partidos que fizeram uma aliança baseada em um Contrato de Governo, a Lega e o Movimento 5 Estrelas (dois partidos nascidos da rivolta popular, um mais ligado ao territorio contra o trafico de seres humanos e intervenções financeiras do exterior outro cortando benefícios como altas aposentadorias dos parlamentares e varias categorias, concessões etc..) e os outros estão com medo de perder privilégios e começaram uma campanha de odio, que esta prejudicando, a eles mesmos, e a todo o pais, como se viu no interro dos mortos na queda da Ponte em Genova ontem, o Povo Italiano está com o Governo e furiosos com estes políticos.

"Caffè sospeso", ou "café suspenso", o mais famoso è o do Caffè Gambrinus em Nápoles, que fará a alegria de um estranho qualquer porque?

O "café suspenso" é uma tradição local criada durante a Segunda Guerra Mundial e que ressurgiu há alguns anos como resultado dos tempos de vacas magras. E de Nápoles, graças ao boca a boca e à internet, o gesto se espalhou pela Itália e ao redor do mundo, em cafeterias de lugares tão distantes como Suécia e Brasil. Em alguns, a generosidade agora se estende a pizzas ou sanduíches, e até mesmo a livros.

Nápoles é uma cidade conhecida pela aridez, pela beleza, pelo caos e pela criminalidade e apesar de todas essas coisas - ou talvez justamente por causa delas - seu povo é famoso pela solidariedade em tempos difíceis.

Ninguém sabe exatamente como ou quando o café suspenso começou, mas virou símbolo das pequenas gentilezas pelas quais os italianos são conhecidos e do lugar especial que o café ocupa na cultura da cidade. Em tempos difíceis, esse povo pode abrir mão de muita coisa, mas a bebida não é uma delas - e por isso é que se tornou o item deixado nas cafeterias, como um mimo, para os mais pobres.

E na actual conjectura ser gentis pode ajudar a Itália a superar estas dificultades. Alem do café suspenso pedimos aos políticos que estão causando isto, de parar.