— Castello di Ruspoli —

A poucos quilômetros de Roma, localizado na Província de Viterbo, em uma pequena cidade chamada Vignanello, está localizado o Castello Ruspoli. O castelo medieval oferece várias opções de atividades, sendo elas: tour guiados, eventos, casamentos, almoço e jantares privados, conferências e tours especiais.Há registros da história do Castello Ruspoli desde o ano de 847, quando ainda era uma rocca (fortaleza). Posteriormente, durante o pontificado de Leão IV (847 - 855), a construção foi transformada em um convento pelos monges beneditinos, permanecendo assim até 1081. Depois de 1169, o castelo se tornou objeto de uma longa disputa entre a igreja e as famílias Aldobrandini, Orsini e Borgia que durou até o século XVI. Em 1531, o Papa Clemente VII doou o castelo à Beatrice Farnese Baglioni. Sua filha Ortensia foi dada em casamento para Ercole Sforza Marescotti por favores concedidos ao Papa Paolo III. Ortensia trazia como dote o castelo e o feudo de Vignanello.

Jardim do Castello - Casamento
Jardim do Castello - Casamento

Desde então, o castelo se tornou Marescotti. O nome Ruspoli, antiga família de Firenze transferida para Siena, foi incorporado a Marescotti em 1704 por meio do casamento da última herdeira, Vittoria Ruspoli com Sforza Vicino Marescotti. Ortensia Farnese Baglioni transformou a rocca em uma residenza familiare, mas manteve as características de fortaleza da construção. O projeto é do arquiteto Sangallo il Giovane e o estudo dos espaços externos, como a fonte central do jardim e a entrada original, são atribuídos a Jacopo Barozzi da Vignola.

LAGO DI BOLSENA Um dos maiores lagos da Itália, suas águas ocupam uma imensa cratera e é considerado o maior lago de origem vulcânica da Itália.
LAGO DI BOLSENA Um dos maiores lagos da Itália, suas águas ocupam uma imensa cratera e é considerado o maior lago de origem vulcânica da Itália.

O jardim, considerado um dos mais importantes da Itália, foi realizado em 1611. Marcantonio Marescotti (3º conde de Vignanello e de Parrano) casou-se com Ottavia Orsini, filha de Vicino Orsini, criador do jardim sagrado de Bomarzo. Ela é a responsável pela construção do parterre (jardim suspenso) renascentista do Castello Ruspoli. Graças à restauração e preservação promovidas pela família, a obra é conhecida hoje no mundo inteiro, principalmente na Europa, como um dos jardins mais autênticos daquela época. 

Leia mais aqui

Fonte: Giada Ruspoli - Claudia e Giada Ruspoli são as atuais proprietárias do castelo junto com o primo Francesco Ruspoli. Giada tem dois filhos com Luiz Misasi: Marco e Paulo Ruspoli Misasi. 

www.castelloruspoli.com

www.centrostudisgm.com

www.associacaoruspoli.com.br