— São Paulo —

Mensagem do Cônsul Geral

Ao assumir as funções de Cônsul Geral de Primeira Classe em São Paulo, tenho o prazer de saudar a comunidade italiana da cidade e do estado mais importantes do Brasil. Saudações também aos italianos residentes em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre, outros quatro estados que compõem a circunscrição do Consulado Geral de São Paulo e que lhe dão dimensões geográficas semi-continentais.

A metrópole paulista é uma das principais cidades italianas fora da fronteira nacional, assim como o estado de São Paulo é o território do Brasil onde as origens italianas mais permearam a sociedade local. Os italianos que chegaram para trabalhar nas plantações de café logo se tornaram ítalo-brasileiros e escalaram os diferentes degraus da sociedade, até se tornarem uma classe de liderança paulista e paulistana. Hoje, os sobrenomes italianos podem ser lidos desde as placas das atividades comerciais até as identificações nas mesas redondas acadêmicas. No topo de todas as áreas de atividade profissional há brasileiros de origem italiana. A todos eles, vai minha saudação e minha oferta de colaboração.

Em uma malha social caracterizada por uma marcante presença italiana, há mais de 225 mil cidadãos italianos registrados no Consulado Geral. São dimensões de uma cidade como Pádua e provavelmente em 2019 ultrapassaremos Messina, atualmente a 12ª cidade da Itália em população. Entre eles, há também os cidadãos italianos recém-chegados, que vêm se instalar nessas latitudes por motivos profissionais ou familiares. O trabalho diário de todos nós, desde quem tem função de orientação e fiscalização até os que lidam com os processos individuais, visa garantir o mais alto nível possível de serviços prestados. Meu compromisso é manter e elevar progressivamente a qualidade e a quantidade de serviços.

Em um contexto sócio-econômico como o de São Paulo, metrópole de referência da América Latina, entre as nossas tarefas está também a de auxiliar a promoção de nossas empresas (mais de 50% das milhares de empresas italianas que operam no Brasil estão instaladas em San Paolo), promovendo a nossa cultura e a nossa bela língua, bem como encorajando cada vez mais turistas a viajarem para o Belpaese, promovendo destinos clássicos e incentivando rotas e lugares alternativos.

É um compromisso importante, um desafio que - com a ajuda dos meus colaboradores e das diversas articulações do "Sistema Italia" na cidade - recebo com entusiasmo e com a clara intenção de fazer cada vez melhor.

O Cônsul Geral
Filippo La Rosa

Filippo la Rosa 

Cônsul Geral da Itália em São Paulo

Filippo La Rosa, 51 anos, casado, duas filhas.

Formado em Direito pela Universidade de Roma "La Sapienza", fala inglês, espanhol, português e francês.

Após um período de três anos como consultor para a internacionalização das pequenas e médias empresas, entra na carreira diplomática em 1997, ocupando-se inicialmente de projetos lingüísticos e culturais em apoio aos italianos no exterior, inclusive, com base no Fundo Social Europeu.

Em março de 1999 entra na Unidade de Coordenação da Secretaria Geral do Ministério das Relações Exteriores italiano, ao mesmo tempo em que se iniciava a guerra em Kosovo.

Ao assumir serviço junto à Embaixada da Itália em Brasília, em outubro de 2000, é nomeado responsável pelas relações econômicas e comerciais bilaterais, com a especial tarefa de cuidar dos investimentos das empresas italianas, numa fase histórica de forte expansão da presença industrial italiana no Brasil.

No final de 2004 transfere-se para a Embaixada da Itália em Madri, onde seus dois principais cargos foram o de seguir a política interna da Espanha - na fase inicial da Presidência de Zapatero - e o de cuidar das relações com a imprensa local.

De volta ao Ministério das Relações Exteriores em Roma, em dezembro de 2008, é designado para o Serviço Imprensa e Comunicação Institucional do Ministério, onde se ocupa das relações com a imprensa italiana e estrangeira sobre os temas Euro-Atlânticos e Asiáticos, entre os quais a União Européia, a OTAN, o Afeganistão e a China.

De agosto de 2011 até junho de 2013 é Conselheiro diplomático do Prefeito de Roma e Diretor da Divisão para as Relações Internacionais da Capital, ocupando-se dos programas de atração dos investimentos e de promoção cultural da cidade no mundo, em especial nos Estados Unidos e China.

A partir de outubro de 2013 é Vice-Chefe de Missão junto à Embaixada da Itália em Brasília, onde, além de responsável dos recursos humanos, assume a coordenação das atividades da Sede e da rede diplomático-consular no Brasil, especialmente nas áreas econômico-comercial e cultural, em coincidência com a Copa do Mundo de futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, grandes eventos para os quais também coordena as atividades de segurança.

Desde 1º de agosto de 2018 é Cônsul-Geral em São Paulo.

O Consulado Geral da Itália é competente para os Estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre.

Av. Paulista, 1963 CEP 01311-300 - São Paulo/SP

Horários: Segunda, quarta, quinta e sexta-feira: das 08:30 às 12:30 hs Terça-feira: das 13:00 às 16:00 hs

Tel.: +551135495699
Fax: +551132537763

Associações e Entidades Italianas em São Paulo

ASSOCIAZIONE PUGLIESE DI SÃO PAULO

Av. São Luis - Edifício Itália - São Paulo
 http://www.pugliese.com.br  +5511 31294259


SOCIEDADE CULTURAL BRASILITÁLIA SBC

Rua Doutor Baeta Neves, 232 São Bernardo do Campo

 http://scbrasilitalia.wixsite.com/brasilitalia +5511 41223833 / +5511 23552436

CIRCOLO ITALIANO SÃO PAULO

Avenida Ipiranga, 344 - 1º Andar - Edifício Itália São Paulo
http://www.circoloitaliano.com.br +5511 31542900


FECIBESP

Av. Ipiranga, 344 2 andar cj 21C - Edifício Itália São Paulo                                                fecibesp@fecibesp.org.br    http://www.fecibesp.org.br  +5511 32596272

Câmara Italiana de Comércio e Indústria de São Paulo

Av. Angélica, 2.503 - 7º andar, CJ. 72 - Consolação
01227-200, São Paulo +5511 45644702

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura - ITALCAM - tem como finalidade cooperar para o desenvolvimento das relações econômicas e culturais entre Brasil e Itália.

Para a consecução desse fim, a ITALCAM desenvolve diversas atividades em vários campos de atuação:

  • Área Comercial: promoções de eventos, seminários, missões comerciais, feiras, propaganda em favor dos interesses do comércio, da indústria, do artesanato e da agricultura garantindo o intercambio Brasil-Italia.
  • Área Cultural: ações para difundir e tutelar produtos, cultura e valores italianos e brasileiros (como cinema, teatro, gastronomia cursos de formação, etc), Know how e criatividade (design, moda etc). Publicação de revistas e boletins periódicos informativos bilíngues, palestras e eventos.
  • Área Social: Projetos e ações ligadas à responsabilidade social.
  • Área de Consultoria: serviços de consultoria (legal, estratégica, fiscal etc.) sobre todas as normas que regem o intercambio entre os dois países à disposição dos associados.

A ITALCAM, para executar as tarefas que lhes são confiadas pelas autoridades governamentais italianas e para apoiar o desenvolvimento da comunidade italiana no Brasil, colabora com outras entidades.

CEI - Centro Emigrazione Italiana 

O Centro existe a quase 20 anos seus associados tem como objetivo fomentar e debater temas ligados às relações entre Itália e Brasil e iniciativas de suporte a projetos envolvidos, entre estes o Site Itália.

italia@italia.org.br , http://www.italia.org.br .


Instituto Italiano di Cultura

Av. Higienópolis, 436 - Higienópolis  CEP: 01238-000 - São Paulo - SP
Tel.: +5511 32856933

Presentes nas principais cidades dos cinco continentes, os 90 Institutos Italianos de Cultura que operam atualmente são um lugar ideal de encontro e de diálogo para intelectuais, artistas e outros operadores culturais, mas também para simples cidadãos, italianos e estrangeiros, que queiram instaurar ou manter uma relação com o nosso país.


GEI - Gruppo Esponenti Italiani 

O GEI - Gruppo Esponenti Italiani - é uma entidade que reúne importantes personalidades ligadas à Itália e operantes no Brasil. O primeiro GEI foi fundado em 1974, nos Estados Unidos e este modelo de organização foi seguido e reproduzido em diversos países como Inglaterra, Brasil e Suíça. O GEI Brasil nasceu em 23 de maio de 2000 e foi o terceiro a surgir no mundo depois de Nova York e Londres.

O grupo se reúne regularmente em encontros convivais, onde personalidades italianas e brasileiras são convidadas para debater temas ligados às relações entre Itália e Brasil e iniciativas de suporte aos operadores envolvidos.

Rua Gomes de Carvalho, 1069 Itaim Bibi - São Paulo +5511 25899662

Devido a muitas Associações e Instituições fecharem e abrirem no Brasil, não tendo um departamento para controlar sistematicamente tudo isto PEDIMOS, se não encontrar sua entidade aqui, nós escreva justificando sua existência, enviando dados completos, site e outras informações a italia@italia.org.br e publicaremos sua existência como Associações e Entidades Italianas em São Paulo em 15 dias úteis após recebimento.