Obiettivo 3 Alex Zanardi

30/07/2018

Do sonho iridescente ao sonho olímpico. Por ocasião do campeonatos mundiais de paraciclismo programados em Maniago (PN) Itália de 2 a 5 de agosto, o Obiettivo3 propõe mais um dia de recrutamento para o sábado, 4 de agosto. O projeto criado pelo campeão Alex Zanardi, para iniciar e apoiar pessoas com deficiência no esporte, estabeleceu como meta a identificação de pelo menos três atletas para os próximos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2020. Em seus primeiros 14 meses de atividade, o Obiettivo3 já juntou 20 jovens entre suas fileiras, incluindo para-ciclistas e representantes de outras disciplinas. Mas as portas do projeto estão sempre abertas, para tentar colocar na pista ou nos campos de competição o maior número possível de pessoas com deficiência. A escolha é para o sábado, 4 de agosto, a partir das 15h, sob o estande do Obiettivo3 montado na Piazza Italia, em Maniago. A equipe e os treinadores da O.3 (além de Alex Zanardi também: Giorgio Farroni, Piero Amati e Pierino Dainese) estarão disponíveis para todos os participantes para coletar os primeiros dados, fornecer conselhos iniciais e avaliar as candidaturas. Também será possível experimentar uma handbike, mas o evento não está aberto apenas a ciclistas aspirantes. Os técnicos estão prontos para ouvir e abordar até mesmo aqueles que desejam praticar outras disciplinas como atletismo, natação ou remo.

Como participar Qualquer pessoa com deficiência que pense ter capacidade, o desejo e a ambição de competir com este projeto, pode participar do evento de recrutamento simplesmente enviando uma pequena biografia para a direção esportiva do Obiettivo3 ( recruitment@obiettivo3.com ). Além disso, durante a tarde na Piazza Italia, o patrocinador do Obiettivo3, Grana Padano, apoiando os participantes, vai propor uma degustação do Grana Padano Gran Riserva.

O que é o Objetivo3. O Obiettivo3 é um projeto que visa recrutar, iniciar e apoiar concretamente e economicamente pessoas com deficiência que queiram iniciar uma atividade esportiva. Como o próprio nome do projeto, o objetivo final, ou melhor, sua ambição é ir além da introdução ao esporte ao maior número de pessoas possível, para identificar pelo menos três capaz de crescer para cima para centrar a qualificação para os próximos Jogos Paralympic Tokyo 2020. Os Jogos são uma vitrine única no mundo, uma oportunidade muito importante para demonstrar que a deficiência é uma característica e não um limite. 

Em seus primeiros 14 meses de atividade, Obiettivo3 recrutou cerca de vinte atletas, que já participaram de dezenas de eventos nacionais e internacionais, alcançando resultados notáveis: da convocação no paraciclismo nacional, à vitória dos campeonatos Tricolor e contra-relógio, passando para alguns registros italianos centrados no atletismo. Tudo isto é possível graças a empresas e pessoas que se casaram com a causa do projeto, principalmente a Fundação Vodafone Italia, o principal parceiro da iniciativa. Em seguida, os patrocinadores: Bmw Italia, Castelli Sportful, Consórcio para a proteção de queijo Grana Padano, Enervit, Garmin e Kask. Entre os principais apoiadores, a plataforma Rete del Dono, a Venice Marathon e Brunello Bike - Ciacci Piccolomini d'Aragona. 

Nos de www.italia.org.br apoiamos a iniciativa e participaremos de todo o qualquer evento seja possível com cobertura jornalística e informação.