Festival Internacional de Cinema de Veneza

26/07/2018

(Reuters) - De filmes faroestes e de corrida espacial a produções mais recentes de diretores vencedores do Oscar, o Festival Internacional de Cinema de Veneza deste ano apresentará grande lista de estreias, incluindo filmes da Netflix e uma obra inacabada de Orson Welles.

A 75ª edição do festival de cinema mais antigo do mundo acontece entre 29 de agosto e 8 de setembro e conta com cerca de 20 filmes competindo pelo Leão de Ouro. 

Deslembro, de Flávia Castro, representa o Brasil. O filme concorre na mostra paralela Horizontes, que dá especial atenção a realizadores iniciantes, que ainda não estejam totalmente estabelecidos. O documentário Humberto Mauro, de André Di Mauro, será apresentado na Veneza Clássicos - Documentários. "Domingo", de Clara Linhart e Fellipe Barbosa, na Venice Days.

Ao contrário do Festival de Cannes, que proibiu filmes da Netflix de participarem da competição depois que a empresa se recusou a exibí-los em cinemas, o evento de Veneza mostrará vários títulos da plataforma de streaming.

"Há muitos filmes da Netflix neste ano, cinco ou seis", disse o diretor do festival, Alberto Barbera, em coletiva de imprensa, acrescentando que muitos cineastas estão escolhendo novas plataformas para produzir e distribuir suas obras.

Entre os títulos da Netflix na competição estão o faroeste "The Ballad of Buster Scruggs", dos irmãos Coen, e o drama em preto e branco "Roma", do cineasta vencedor do Oscar Alfonso Cuarón.

Paul Greengrass, diretor de "Jason Bourne", apresentará "22 July", filme distribuído pela Netflix que conta o que aconteceu após o massacre de 77 pessoas na Noruega em 2011.

Os organizadores do festival de 11 dias, que normalmente oferece um vislumbre dos indicados ao Oscar, já anunciaram o drama espacial "O Primeiro Homem", que narra a missão que transformou Neil Armstrong no primeiro homem a pisar na lua, como o filme de abertura.

A Netflix também exibirá "The Other Side of the Wind", obra inacabada de Orson Welles finalizada recentemente, fora da competição.