Carolea, Rainha do Azeite Extra-Virgem Lametia DOP

09/08/2018

Na província de Catanzaro, da união da variedade Carolea com outras cultivadas na Calábria, nasce o azeite de oliva extra-virgem Lametia DOP, de sabor frutado e equilibrado.

A variedade Carolea é uma das mais importantes cultivares nos territórios do sul da Itália e, em particular, é típica da Calábria. É difundida nas cinco províncias da Calábria, mas, principalmente, na província de Catanzaro, em particular no território administrativo dos municípios de Curinga, Filadelfia, Francavilla Angitola, Lamezia Terme, Maida, San Pietro a Maida, Gizzeria, Feroleto, Antigo e Pianopoli. Graças ao trabalho realizado no território, em 1999, com o Reg. CE n. 2107 foi reconhecida a Denominação de Origem Protegida (DOP) Lametia, que prevê a inclusão da variedade Carolea não inferior a 90%. Os restantes 10% consistem em variedades menores, mas ainda típicas do território da Calábria. A Carolea também é conhecida pelos seguintes sinônimos: Nicastrese, Cumugnana, Catanzarese, Olivona e Calabrese.

A azeitona apresenta uma produtividade bastante elevada e constante e os olivicultores estão sempre substancialmente satisfeitos com o rendimento obtido no moinho. O azeite virgem produzido, classificado como azeite extra-virgem de DOP Lametia, cumpre as características definidas no caderno de especificações. Ele tem um frutado, média de oliva intensidade, tanto a análise olfativa, é gosto, e as sensações amargas e picantes são bastante equilibrada. Entre as notas olfativas secundárias, também confirmou no nível retronasal, sensações herbáceas, associados com o agradável cheiro de amêndoa doce, alcachofra e levemente de tomate, que estão sempre presentes e bem percebidas.

Autor: Giuseppe Di Lecce