Anna, conúbio entre Hospitalidade e gastronomia Romagnola

06/08/2018

Pretende viajar na Emilia Romagna? e visitar a terra di Artusi o Rei dos primeiros livros de receitas? A Romagna? Bom você entendeu tudo da Italia, a Romagna é uma terra de Culinaria rural fantastica, enologia, turismo, alegria, hospitalidade e muita simpatia. 

A Emilia-Romagna é, na verdade, a combinação de duas regiões que se distinguem muito pelo que produzem. A Emilia, mais ao norte e em direção dos Apeninos e da Lombardia, é conhecida pelas denominações de origem para produtos alimentícios, do Parmigiano Reggiano ao Presunto de Parma e a Romagna, mais ao sul com um território que termina no mar Adriático, é a região dos vinhos mais elaborados e elegantes, cujas terras já pertenceram em parte à Toscana, sua vizinha ao centro-sul. Foi Benito Mussolini quem alterou o mapa da Itália e separou as terras da Romagna das da Toscana, na década de 1920, criando um problema de identidade para os vinhos da região.

As uvas Sangiovese plantadas em ambas as zonas têm uma raiz comum na região entre Florença e Bologna, mas, com o passar dos anos, os toscanos foram fazendo seleções de clones até descobrirem os que melhor se adaptavam ao seu território, menos fértil e mais pedregoso, e chegarem aos especialíssimos Brunellos de Montalcino (preparados à partir da variedade Sangiovese Grosso). A Romagna na realidade tem mais variedades de vinhos do Veneto e do Piemonte, mas com produções tão pequenas que nem participam a concursos e algumas vezes nem aparecem nos livros locais de enologia. Mas a paixão principal è a piadina e a culinaria dos primeiros pratos, com algum secondo pratos sublimes como o castrato.

Piadina e pasta, uma das maiores neste campo è a Anna, uma mulher espetacular, seja fisicamente com mais de 1:80 de altura seja pela qualidade e precisão com quem produz a melhor piadina e a tradicionais pastas Emiliano Romagnola con sideradas na região a verdadeira receita original. Mas Anna também tem um B&B maravilhoso, perto do Aereoporto de Forlì, lugar lindo, limpo e com sorte você poderá ver ela produzindo uma das melhores massa e a melhor piadina da sua vida.

Quer experimentar? é so procurar o B&B Anna a Forlì, uma experiência que você nunca vai esquecer, escreva para  italia@italia.org.br ou ligue  para +39 0543 782809.