Arte Brasileira em Exposição em Milão

13/07/2018

Arte brasileira em exposição em Milão

A PAC selecionou as obras de 30 artistas dos anos 70 até hoje, mostrando damascos, pedras e madeira contando sobre os conflitos e fracassos do país.

Um dos trabalhos mais significativos da exposição - explicou ao Post o curador Crivelli Visconti - é "Canoas", um curta-metragem feito em 2010 por Tamar Guimarães (1967) na Casa das Canoas, que o famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer havia construído em 1951 e que nos anos seguintes transformou-se em uma sala de estar para a boa sociedade da época. Guimarães faz festa para amigos e conhecidos na vila para relembrar seus dias de ouro; filmar seus preparativos fala de sua beleza exuberante e seu passado glorioso, mas denuncia os conflitos sociais ainda existentes, com empregados, na maioria negros ou mestiços, que se lembram da servidão do tempo.

Igualmente significativo é Testemunha (2015), de Daniel de Paula (1987), uma instalação que coleta as amostras de coring tomadas para realizar as grandes infraestruturas do estado de São Paulo e obtidas pelo artista das grandes empresas que as construíram. De Paula mandou colocá-las no chão em ordem cronológica, numa espécie de cronograma, indicando também as empresas de origem e os grandes escândalos de corrupção, como a Petrobras, a estatal brasileira de petróleo de 2014, no centro de uma ampla pesquisa que envolveu o Partido dos Trabalhadores, ao qual pertencem os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff. O trabalho torna-se assim um conto geológico, criminal, social e político do país, cuja espinha dorsal parece ser feita de rochas e corrupção

Fonte: ilpost.it

O PAC Padiglione D'Arte Contemporanea está localizado na 

Via Palestro, 14, 20121 Milano MI, Itália

pode chegar com sua bicicleta: o PAC tem bicicletários dentro do pátio

use o compartilhamento de bicicletas: perto do PAC existem estações BikeMi n. 59 na via Palestro e n.66 na piazza Cavour.

com o seu carro: estacionamento pago (€ 2 / h) na via Palestro

com TAXI: estação mais próxima Piazza Cavour T. 024040

De trem da ST. CENTRALE: correspondência com M3

da ST. GARIBALDI: correspondência com M2 e mudança com M1

com o Passante Ferroviario, estação Porta Venezia

De avião de MALPENSA: Malpensa Express, correspondência com M1 para Cadorna e M3 para Centrale

de LINATE: Ônibus X73 (San Babila) e M1 (Palestro)