— Borgos Italianos —

Calcata é uma cidadezinha escondida, que fica em uma colina de tufo em meio a um bosque quase encantado, o Vale do Treja, nome do rio que circunda a região. Para quem gosta de caminhar e estar em contato com a natureza, é possível fazer maravilhosas excursões partindo da parte baixa e moderna da cidade: Calcata Nuova.

Na borda do Lácio com a região da Umbria, Civita di Bagnoregio fica no alto de um monte de tufo calcário, há 443 metros acima do nível do mar, colocado entre o vale de 2 rios, o Rio Chiaro e Rio Torbido. Atrás da cidade encontra-se o grande Valle dei Calanchi, uma região esculpida pelas erosões, criando pontas onduladas de argila e rocha.

O povoado como ele parece hoje foi fundado em 1236, quando os habitantes do vizinho Caere abandonaram o povoado inicial para serem melhor protegidos por formações rochosas. Para este deram o nome de Caere Novum (simplesmente Ceri, não confundir com outro povoado vizinho, Cerenova), a fim de distingui-lo da cidade antiga, Caere Vetus (hoje Cerveteri). No mesmo período, um castelo foi construído para a defesa do vilarejo.